Encontro na UNIPAMPA

O curso de Letras da Universidade Federal do Pampa - campus Jaguarão iniciou em setembro de 2006 e realiza ao longo de seu desenvolvimento diferentes etapas de inserção nas escolas da região. Os estágios de observação do contexto escolar bem como das disciplinas desenvolvidas nas áreas de língua materna, literatura e língua estrangeira foram momentos já vivenciados por três turmas do curso. No ano de 2010 a primeira turma, ingressantes em 2006, está concluindo seus estágios de língua materna e literatura e no próximo semestre inicia seu estágio de docência em língua espanhola, fazendo assim todo o percurso de estágios previstos no Projeto Pedagógico de curso.

Uma das modalidades de estágio do curso para a prática docente é o Projeto Experiências de leitura, a formação do leitor, coordenado pela professora Cátia Goulart, e desenvolveu-se, em sua primeira etapa, em parceria com duas escolas municipais, Marcílio Dias e Dr. Fernando Corrêa Fernando Ribas, durante o primeiro semestre de 2010.
A professora considera que as escolas têm um papel importante na formação do gosto do aluno e na formação de ”comunidades” de leitura que se constituem não só com os alunos das escolas, mas também com as pessoas com as quais esses se relacionam.
Por saber que é próprio da natureza do texto artístico despertar a sensibilidade do leitor, deflagrar sua imaginação e sua razão, ao mobilizar o leitor para uma posição de co-autor, o projeto privilegiou o contato com textos de arte.

A experiência de leitura de alunos das escolas com esse tipo de texto – literatura, filme, canção, história em quadrinhos, documentários – aposta que, o leitor, sem perder sua individualidade e as circunstâncias históricas do texto, é mobilizado a contrapor suas experiências de vida com a de outros colegas e com as construídas pelo texto lido, fato que leva a criança a construir seu lugar de sujeito na diversidade de leitores da sala de aula.

O variado repertório de leitura exige também que a produção textual amplie-se para além do tripé narrar-descrever-dissertar, uma vez que essas estratégias se mostram insuficientes para a recepção e produção dos gêneros textuais em circulação. Assim as práticas de leitura de sala de aula foram mobilizadoras de produção de diferentes gêneros do discurso que transitam por distintos meios sociais e suportes tais como a carta, o comentário, a entrevista, a sinopse, o desenho, a fotografia, bem como gêneros digitais o e-mail, o blogue, entre outros.

A partir dessa perspectiva os estagiários da UNIPAMPA Marcelo Terra Botelho, Micheli Luceiro Teixeira Porto e Simone Palavé Peña, apoiados por professores das escolas envolvidas e orientados pela coordenadora do projeto, desenvolveram suas práticas de estágio construindo uma relação fecunda com o ensino da leitura.

Desse modo o projeto Experiências de leitura, a formação do leitor com base nos Planos Curriculares Nacionais, no Plano Nacional de Extensão universitária, no Projeto Pedagógico do Curso de Letras e na conjuntura escolar da região, articula ensino e extensão para atuar na formação de comunidades de leitura.

E foi com o propósito de socializar a experiência realizada e ativar a comunidade de leitores que se realizou no dia 20 de julho, na UNIPAMPA, o encontro entre as crianças das duas escolas envolvidas, os pais, os estagiários, os professores orientadores, as diretoras de escolas e representantes da secretaria de educação.

Na ocasião os alunos universitários e as crianças das escolas relataram e orientaram aos presentes a percursos de leitura a partir da instalação Experiências de Leitura.

Cátia Goulart – professora de literatura UNIPAMPA

Texto publicado no jornal Meridional de 22/07/2010.



Comentários

Postagens mais visitadas