Discussão vampiresca
Na segunda etapa do projeto Experiências de leitura, a formação do leitor, coordenado pela professora Cátia Goulart, desenvolvemos o curso em quatro escolas. O primeiro curso a iniciar dia 7 de junho de 2011, na E.M.E.F. Dr. Fernando Correa Ribas, é desenvolvido pela discente Daniele Rodales, aluna do 4° semestre de Letras. Neste curso a partir de uma perspectiva sócio-interacionista, que privilegia a relação interpessoal a partir da leitura coletiva dos textos ficcionais, buscamos que os alunos/leitores empreendam a leitura como um ato de prazer. Os textos são disponibilizados em múltiplos suportes e tornam-se objeto de debate por parte do grupo a respeito da natureza do texto, dos argumentos de sua constituição, bem como de seu suporte. A partir dos debates realizados são também fomentadas prática de produção textual escrita. Para dar início às leituras delimitamos um tema - Vampiros - e escolhemos dois contos: ‘O vampiro da Granja Croglin’ de Augustus Hare e ‘O vampiro’ de John Polidori, ambos da coletânea organizada por Flávio Moreira da Costa - Contos de vampiro: clássicos escolhidos.
Os textos foram debatidos em roda de leitura. Inicialmente fora expostos os conhecimentos e interesses dos alunos sobre o assunto e gradativamente avançamos na discussão da natureza ficcional dessa personagem e dos textos lidos. Com o propósito de comparar as diferentes construções realizadas dessa personagem, os enfoques nos diferentes textos bem como observar os múltiplos suportes da ficção e a especificidade de suas linguagens, realizamos uma leitura fílmica. Assistimos a transcriação do livro de Anne Rice, ‘Entrevista com vampiro’, dirigido por Neil Jordan. Desse trabalho resultou a troca de idéias entre o grupo e a produção de alguns comentários escritos que postamos no blog. Na sequência outros textos, em fase de reescrita, estarão sendo postados como reflexão do grupo.
Comentários:
‘Eu não acredito em vampiros, eu achei o filme tão interessante porque eles não podem sair na luz do sol, só à noite. ’ (Talison)
‘Eu gostei da irmã dos dois irmãos porque ela era muito corajosa e os irmãos eram muito medrosos. ’ (Bruna)
‘Eu gostei muito do conto, e eu sei que se a gente colocar alho eles se afastam.’
‘No texto fala que a única coisa que pode destruir o vampiro é o queimando. Mas não é só assim, pode atirar com bala de prata neles e usar estaca de madeira. ’ (Aline)
‘Eu achei a história muito boa mas não sei se acredito em vampiros, não tenho muita certeza que existe, mas quem sabe pode existir.’ (Isabela)
‘Vampiros são criaturas terríveis, tem dentes afiados, eles mordem o pescoço das pessoas e tomam sangue delas, e as pessoas começam a virar vampiros.’ (Fernando)
‘Eu achei muito interessante, fala sobre 3 irmãos e vampiros. Tem um dos irmãos, uma menina, que tem medo de vampiros e ela teve que sair da sua casa para ir para outro lugar, mas não adiantou, o vampiro estava lá de novo. Aí eles foram para o cemitério e abriram a sepultura, e viram que tinham vários caixões e que a única forma de matar o vampiro era queimando ele.’ (Janaina)
‘Eu não acredito em vampiro, eu achei o filme muito interessante e gostaria de saber por quê um vampiro se olhou no espelho.’ (Alison)
O trabalho com os contos e o filme resultou em uma participação interessada dos alunos, já que, atualmente, o mundo misterioso dos vampiros tem envolvido os adolescentes, contudo, a escolha de contos literários clássicos sobre o tema, como também a adaptação fílmica de um livro clássico, valorizaram ainda mais os encontros de leitura.
...
...
Primeiro encontro de leitura com alunos da Escola Fernando Ribas, segunda etapa do projeto, dia 12 de junho de 2011.
Comentários
Postar um comentário