EXPERIÊNCIAS DE LEITURA, A FORMAÇÃO DO LEITOR - 2011


Jovens leitores das escolas de Jaguarão têm encontro com o escritor Aldyr Garcia Schlee, patrono da Feira do livro, para falarem de suas experiências de leitura e de suas próprias produções ficcionais, desenvolvidas a partir do Projeto Experiências de Leitura - a Formação do Leitor.
O Projeto, além de desenvolver ações de extensão na comunidade, também integra-se às práticas de estágio curricular do curso de Letras desde o ano de 2010, sob a coordenação das professoras Cátia Goulart e Ida Marins.  Em 2011 o projeto foi ministrado pelos acadêmicos Daniele Rodales (atividade de extensão ); Carla Lima,  Marcelo Duarte, Maria Élia Martins e Thais Araújo (atividade de estágio em extensão) contando com a co-orientação de professoras das escolas municipais Marcílio Dias, Dr. Fernando Ribas;  Padre Pagliani e da escola estadual Joaquim Caetano.
Segundo as coordenadoras do projeto, as escolas têm um papel importante na formação do gosto pela leitura e escrita como também na formação de comunidades de leitura que se constituem não só com os estudantes no ambiente escolar, mas também com as demais pessoas com as quais se relacionam.
 Por saber que é próprio da natureza do texto artístico despertar a sensibilidade, deflagrar a imaginação e a razão, bem como mobilizar o leitor para uma posição de co-autor, o projeto privilegia contato com múltiplos textos de arte.
A experiência dos estudantes com textos diversificados - literatura, teatro, filme, documentários, canção, histórias em quadrinhos, fotografia, pintura; permite que o  leitor contraponha suas experiências de vida com as de outros colegas, sem perder sua individualidade e as circunstâncias estéticas e históricas dos textos; fato que leva o estudante a construir seu lugar como sujeito na diversidade de leitores da sala de aula.
O variado repertório de leitura exige também que a produção textual amplie-se para além do tripé narrar- descrever-dissertar, uma vez que essas estratégias de escrita são insuficientes para a recepção e produção de múltiplos gêneros textuais em circulação. Assim, as práticas de leitura realizadas no projeto mobilizaram a produção de textos: teatral “Um vampiro em Jaguarão” por alunos da escola Dr. Fernando Ribas;  pintura - “Rosa Caramelo, a África em mim” - escola Joaquim Caetano;  Chapeuzinho pop star,  versão do clássico Chapeuzinho Vermelho - escola Padre Pagliani - e uma produção fotográfica sobre Jaguarão, a partir da leitura do conto Ida e volta, de Schlee, - escola Marcílio Dias.
Para encerramento das atividades deste ano realizou-se na UNIPAMPA, dia vinte e dois de novembro, o encontro das crianças das diferentes escolas, com o acompanhamento das professoras co-orientadoras, o que propiciou uma troca entre os grupos. E para finalizar foi organizado um encontro com o escritor Aldyr Garcia Schlee, dia sete de dezembro, na casa de cultura de Jaguarão, momento em que o escritor juntamente com outros professores e escritores presentes no colóquio, organizado pelo professor Rizzon, puderam ouvir o relato dos acadêmicos sobre as ações realizadas bem como a leitura das produções artísticas dos alunos; um momento emocionante e divertido para todos os presentes. Prazer e conhecimento estiveram associados na feira do livro, garantindo e valorizando um espaço para as Experiências de leitura, a formação do leitor.
                                              

                                          Cátia Goulart – professora de Literatura
                                           Ida Marins – professora de Lingüística Aplicada

Comentários

Postagens mais visitadas