EXPERIÊNCIAS DE LEITURA, A FORMAÇÃO DO LEITOR - 2011
Jovens leitores das escolas de Jaguarão têm encontro com o escritor
Aldyr Garcia Schlee, patrono da Feira do livro, para falarem de suas
experiências de leitura e de suas próprias produções ficcionais, desenvolvidas
a partir do Projeto Experiências de Leitura - a Formação do Leitor.
O Projeto, além de desenvolver ações de extensão na
comunidade, também integra-se às práticas de estágio curricular do curso de
Letras desde o ano de 2010, sob a coordenação das professoras Cátia Goulart e
Ida Marins. Em 2011 o projeto foi ministrado pelos
acadêmicos Daniele Rodales (atividade de extensão );
Carla Lima, Marcelo Duarte, Maria Élia
Martins e Thais Araújo (atividade de estágio em extensão) contando com a
co-orientação de professoras das escolas municipais Marcílio Dias, Dr. Fernando
Ribas; Padre Pagliani e da escola estadual
Joaquim Caetano.
Segundo as coordenadoras do projeto, as escolas têm um papel
importante na formação do gosto pela leitura e escrita como também na formação
de comunidades de leitura que se constituem não só com os estudantes no
ambiente escolar, mas também com as demais pessoas com as quais se relacionam.
Por saber que é
próprio da natureza do texto artístico despertar a sensibilidade, deflagrar a
imaginação e a razão, bem como mobilizar o leitor para uma posição de co-autor,
o projeto privilegia contato com múltiplos textos de arte.
A experiência dos estudantes com textos diversificados -
literatura, teatro, filme, documentários, canção, histórias em quadrinhos,
fotografia, pintura; permite que o
leitor contraponha suas experiências de vida com as de outros colegas, sem
perder sua individualidade e as circunstâncias estéticas e históricas dos
textos; fato que leva o estudante a construir seu lugar como sujeito na
diversidade de leitores da sala de aula.
O variado repertório de leitura exige também que a produção
textual amplie-se para além do tripé narrar- descrever-dissertar, uma vez que
essas estratégias de escrita são insuficientes para a recepção e produção de
múltiplos gêneros textuais em circulação. Assim , as práticas de leitura realizadas
no projeto mobilizaram a produção de textos: teatral “Um vampiro em Jaguarão”
por alunos da escola Dr. Fernando Ribas;
pintura - “Rosa Caramelo, a África em mim” - escola Joaquim
Caetano; Chapeuzinho pop star, versão do clássico Chapeuzinho Vermelho -
escola Padre Pagliani - e uma produção fotográfica sobre Jaguarão, a partir da
leitura do conto Ida e volta, de Schlee, - escola Marcílio Dias.
Para encerramento das atividades deste ano realizou-se na
UNIPAMPA, dia vinte e dois de novembro, o encontro das crianças das diferentes
escolas, com o acompanhamento das professoras co-orientadoras, o que propiciou
uma troca entre os grupos. E para finalizar foi organizado um encontro com o
escritor Aldyr Garcia Schlee, dia sete de dezembro, na casa de cultura de
Jaguarão, momento em que o escritor juntamente com outros professores e
escritores presentes no colóquio, organizado pelo professor Rizzon, puderam
ouvir o relato dos acadêmicos sobre as ações realizadas bem como a leitura das
produções artísticas dos alunos; um momento emocionante e divertido para todos
os presentes. Prazer e conhecimento estiveram associados na feira do livro, garantindo
e valorizando um espaço para as Experiências de leitura, a formação do leitor.
Cátia
Goulart – professora de Literatura
Ida Marins – professora de Lingüística
Aplicada
Comentários
Postar um comentário