Versões de Chapeuzinho Vermelho – Recriações dos alunos
Este
trabalho surgiu a partir da prática de estágio em Língua Portuguesa realizado
na escola municipal Padre Pagliani /Jaguarão com alunos da 6 ª série, turma 60, do ensino fundamental, orientado pela professora Ms. Ida
Marins, estando vinculado ao Projeto de extensão “Experiências de Leitura - Formação do Leitor”, coordenado pelas
professoras Cátia Goulart e Ida Marins.
A
proposta de trabalhar com os clássicos infantis parte dos pressupostos de que
essas histórias, escritas há mais de séculos, não são apenas para crianças,
pois dentro delas encontramos um universo de temáticas atuais que, de acordo
com o objetivo do professor, podem ser trabalhadas com um público diverso, e de
que as versões novas baseadas nas antigas
colocam o leitor num outro contexto, por exemplo, uma avó moderna na
história fílmica “ Deu a louca na Chapeuzinho”, dando a possibilidade de
re-significação das realidades
misturadas ao mundo da fantasia.
Assim,
a proposta de estágio foi a de apresentar aos alunos uma versão clássica e uma
versão adaptada dos clássicos infantis e, partindo das discussões realizadas na
sala de aula sobre as diferenças que essas versões apresentam de acordo com a
época em que estão contextualizadas, promover um espaço para que os alunos pudessem
criar uma nova versão de uma das histórias a ser trabalhada, colocando nela a
sua percepção de mundo como também promover o gosto pela leitura e atividade de
escrita.
A
história escolhida pelos alunos foi a da Chapeuzinho Vermelho. A partir disso
os alunos leram este clássico adaptado por João de Barro; assistiram a versão
Fílmica de “Deu a Louca na Chapeuzinho” e ainda leram a história “ O fantástico
Mistério de Feiurinha” de Pedro Bandeira, em que cada história a Chapeuzinho se
apresenta como uma personagem diferente. Na primeira, é a mocinha quase
devorada pelo lobo; na segunda é uma menina totalmente moderna e a trama da
história se desenvolve em uma investigação sobre um furto de receitas da vovó;
já na terceira história a Chapeuzinho aparece
depois do “ feliz para sempre” como a única personagem que não teve príncipe e acabou velha e gorda cuidando
da vovozinha.
Partindo
das histórias lidas, assistidas e discutidas em sala de aula, os alunos tiveram
aporte literário para construir a sua versão da história intertextualizando-as
com as histórias já conhecidas.
Este
trabalho não teve seu foco na gramática e sim na produção escrita dos alunos,
por isso, incorreções linguísticas serão encontradas e este pode ser um outro
trabalho a ser realizado; atividade de reflexão sobre a língua, seus usos e
formas a partir dos textos dos alunos, o que não fora possível dadas as
limitações estruturais da própria prática de estágio.
Em anexo, link para download de alguns dos textos produzidos para amostragem do trabalho realizado.
Comentários
Postar um comentário