Versões de Chapeuzinho Vermelho – Recriações dos alunos



                Este trabalho surgiu a partir da prática de estágio em Língua Portuguesa realizado na escola municipal Padre Pagliani /Jaguarão com alunos da 6 ª série, turma 60, do ensino fundamental, orientado pela professora Ms. Ida Marins, estando vinculado ao Projeto de extensão  “Experiências de Leitura -  Formação do Leitor”, coordenado pelas professoras Cátia Goulart e Ida Marins. 
                A proposta de trabalhar com os clássicos infantis parte dos pressupostos de que essas histórias, escritas há mais de séculos, não são apenas para crianças, pois dentro delas encontramos um universo de temáticas atuais que, de acordo com o objetivo do professor, podem ser trabalhadas com um público diverso, e de que as versões novas baseadas nas antigas  colocam o leitor num outro contexto, por exemplo, uma avó moderna na história fílmica “ Deu a louca na Chapeuzinho”, dando a possibilidade de re-significação  das realidades misturadas ao mundo da fantasia.
                Assim, a proposta de estágio foi a de apresentar aos alunos uma versão clássica e uma versão adaptada dos clássicos infantis e, partindo das discussões realizadas na sala de aula sobre as diferenças que essas versões apresentam de acordo com a época em que estão contextualizadas, promover um espaço para que os alunos pudessem criar uma nova versão de uma das histórias a ser trabalhada, colocando nela a sua percepção de mundo como também promover o gosto pela leitura e atividade de escrita.
                A história escolhida pelos alunos foi a da Chapeuzinho Vermelho. A partir disso os alunos leram este clássico adaptado por João de Barro; assistiram a versão Fílmica de “Deu a Louca na Chapeuzinho” e ainda leram a história “ O fantástico Mistério de Feiurinha” de Pedro Bandeira, em que cada história a Chapeuzinho se apresenta como uma personagem diferente. Na primeira, é a mocinha quase devorada pelo lobo; na segunda é uma menina totalmente moderna e a trama da história se desenvolve em uma investigação sobre um furto de receitas da vovó; já na terceira história a Chapeuzinho aparece  depois do “ feliz para sempre” como a única personagem que não  teve príncipe e acabou velha e gorda cuidando da vovozinha.
                Partindo das histórias lidas, assistidas e discutidas em sala de aula, os alunos tiveram aporte literário para construir a sua versão da história intertextualizando-as com as histórias já conhecidas.
                Este trabalho não teve seu foco na gramática e sim na produção escrita dos alunos, por isso, incorreções linguísticas serão encontradas e este pode ser um outro trabalho a ser realizado; atividade de reflexão sobre a língua, seus usos e formas a partir dos textos dos alunos, o que não fora possível dadas as limitações estruturais da própria prática de estágio.
                Em anexo, link para download de alguns dos textos produzidos para amostragem do trabalho realizado. 

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