Curso de extensão: A Formação do Leitor no Programa de Educação Tutorial
O projeto de
ensino A Formação do leitor no Programa de Educação Tutorial foi
realizado de 19 de julho a 15 de agosto de 2016, nas dependências da Unipampa,
campus Jaguarão. Os encontros presenciais ocorreram semanalmente, às
terças-feiras, das 14h às 17h, e reuniram os seguintes docentes e acadêmicos:
coordenadora do projeto de ensino, profa. Catia Goulart; egressas do Curso de
Letras, profa. Maria Martins e profa. Catia Aguilera; membros do Programa de
Educação Tutorial (PET) Letras, profa. Renata Silveira (tutora), Santiago
Bretanha, Maria Solange Barbosa, Victor Pacheco, Ana Valéria Goulart, Pamela
Pinheiro, Karoline Gasque, Bianca Espíndola, Ana Paula Henck, Antonella Savia e
Millaine Carvalho (bolsistas).
O projeto
surgiu do interesse do PET Letras em adquirir embasamento teórico-prático para
o ensino de literatura no espaço escolar. Em resposta a essa demanda, a profa.
Catia Goulart, dialogando com as professoras egressas, elaborou o projeto de
ensino objetivando exercitar a leitura crítica individual e coletiva, bem como
promover uma reflexão sobre as interpretações suscitadas pelos textos
ficcionais. Outros objetivos do projeto A Formação do leitor no Programa de
Educação Tutorial foram:
1. Promover a leitura crítica de um conjunto
diversificado de textos ficcionais;
2. Provocar a reflexão sobre a relação entre a(s)
perspectiva(s) teórica de leitura que se adota e a delimitação do objeto de
estudo;
3. Apresentar e mobilizar a construção de metodologias
para a prática de leitura literária e de sua interação com outras linguagens;
4. Refletir sobre o papel da escola e de outros
espaços públicos, entre eles, blogs, sites e afins, na experiência coletiva de
leitura.
5. Atuar na competência de leitura dos estudantes,
especialmente, com relação a textos literários;
6. Capacitar os estudantes e as egressas para
preparação de projetos e para atuação em cursos de formação do leitor.
O projeto
também representou uma oportunidade de integração entre a coordenadora do
projeto, vinculada à área da Literatura, e a tutora do PET, filiada à
Linguística. Outra integração estabelecida foi das egressas com a coordenadora
do projeto e o PET. Além dessas relações interpessoais, foi estabelecido o
contato do quarteto de docentes com acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Letras (3º, 5º, 7º e 9º) por
conta de um tema – a formação do leitor e o ensino de literatura na educação
básica.
Como embasamento teórico, a profa. Cátia assume a
perspectiva comunicativa da literatura, valendo-se de uma visão
sócio-pragmática oriunda de relações entre Mikhail Bakthin (1988), Paul Ricouer
(1973) e Umberto Eco (1986). Ainda, mobiliza a pedagogia dos multiletramentos
(COPE; KALANTZIZ, 2000), estabelecendo um recorte: letramento literário
(ZAPONE, 2007). O projeto propiciou a leitura de distintos textos ficcionais e
possíveis abordagens no espaço escolar: Lampião & Lancelote, de
Fernando Vilela; Lata de Tesouros, de Carlos Urbim; Crianceiras,
com poesias de Manoel de Barros musicadas por Márcio de Camillo; Palavra
Cantada, de Sandra Peres e Paulo Tatit; CineGibi, de Maurício de
Sousa.
Abaixo, alguns registros fotográficos:
Comentários
Postar um comentário