Curso de extensão: A Formação do Leitor no Programa de Educação Tutorial





O projeto de ensino A Formação do leitor no Programa de Educação Tutorial foi realizado de 19 de julho a 15 de agosto de 2016, nas dependências da Unipampa, campus Jaguarão. Os encontros presenciais ocorreram semanalmente, às terças-feiras, das 14h às 17h, e reuniram os seguintes docentes e acadêmicos: coordenadora do projeto de ensino, profa. Catia Goulart; egressas do Curso de Letras, profa. Maria Martins e profa. Catia Aguilera; membros do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, profa. Renata Silveira (tutora), Santiago Bretanha, Maria Solange Barbosa, Victor Pacheco, Ana Valéria Goulart, Pamela Pinheiro, Karoline Gasque, Bianca Espíndola, Ana Paula Henck, Antonella Savia e Millaine Carvalho (bolsistas).
O projeto surgiu do interesse do PET Letras em adquirir embasamento teórico-prático para o ensino de literatura no espaço escolar. Em resposta a essa demanda, a profa. Catia Goulart, dialogando com as professoras egressas, elaborou o projeto de ensino objetivando exercitar a leitura crítica individual e coletiva, bem como promover uma reflexão sobre as interpretações suscitadas pelos textos ficcionais. Outros objetivos do projeto A Formação do leitor no Programa de Educação Tutorial foram:

1. Promover a leitura crítica de um conjunto diversificado de textos ficcionais;
2. Provocar a reflexão sobre a relação entre a(s) perspectiva(s) teórica de leitura que se adota e a delimitação do objeto de estudo;
3. Apresentar e mobilizar a construção de metodologias para a prática de leitura literária e de sua interação com outras linguagens;
4. Refletir sobre o papel da escola e de outros espaços públicos, entre eles, blogs, sites e afins, na experiência coletiva de leitura.
5. Atuar na competência de leitura dos estudantes, especialmente, com relação a textos literários;
6. Capacitar os estudantes e as egressas para preparação de projetos e para atuação em cursos de formação do leitor.

O projeto também representou uma oportunidade de integração entre a coordenadora do projeto, vinculada à área da Literatura, e a tutora do PET, filiada à Linguística. Outra integração estabelecida foi das egressas com a coordenadora do projeto e o PET. Além dessas relações interpessoais, foi estabelecido o contato do quarteto de docentes com acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Letras (3º, 5º, 7º e 9º) por conta de um tema – a formação do leitor e o ensino de literatura na educação básica.
Como embasamento teórico, a profa. Cátia assume a perspectiva comunicativa da literatura, valendo-se de uma visão sócio-pragmática oriunda de relações entre Mikhail Bakthin (1988), Paul Ricouer (1973) e Umberto Eco (1986). Ainda, mobiliza a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIZ, 2000), estabelecendo um recorte: letramento literário (ZAPONE, 2007). O projeto propiciou a leitura de distintos textos ficcionais e possíveis abordagens no espaço escolar: Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela; Lata de Tesouros, de Carlos Urbim; Crianceiras, com poesias de Manoel de Barros musicadas por Márcio de Camillo; Palavra Cantada, de Sandra Peres e Paulo Tatit; CineGibi, de Maurício de Sousa. 

Abaixo, alguns registros fotográficos:












Comentários

Postagens mais visitadas