Esse blog criado em 2010 pelo então discente Marcelo Botelho, em 2010, e alimentado pelo trabalho de diversos alunos e colegas docentes durante o desenvolvimento de suas ações extensionistas em torno da formação do leitor. Agora, passa a ser administrado pelo nosso colaborador Santiago Bretanha, egresso do curso de Letras que já atuou em uma das edições do projeto e, atualmente, é mestrando em Letras pela UCPel.
Os projetos desenvolvidos entre 2010 e 2015 por discentes da UNIPAMPA junto às escolas de Jaguarão quer como estágio regular do curso de Letras, quer como ações de extensão em ambientes diversificados, tiveram como propósito colaborar para a formação de leitores. Com o mesmo princípio foram realizadas ações extensionistas por docentes durante esse período, como a oferta de oficinas e cursos, ministradas pelas coordenadoras do projeto a professores da rede pública em Jaguarão e outras cidades, como Cacequi e Rosário do Sul.
 É esse histórico de múltiplas ações realizadas, bem como a inserção de novas propostas com o mesmo propósito de contribuir para a formação de leitores, que mobilizou a integração de projetos em um Programa de extensão para os anos de 2016 e 2017.
Com essa perspectiva, o Programa Experiências de leitura, a formação do leitor propõe-se a desenvolver um conjunto de atividades - cursos voltados a crianças e jovens em espaços escolares e não escolares, oficinas e cursos destinados a professores da rede pública e privada, bem como a gestores ligados a espaços de leitura - com vistas a potencializar o gosto pela leitura de textos de natureza artística, promover reflexões acerca de metodologias de ensino-aprendizagem de leitura, bem como de criação/organização de espaços para a leitura, a pesquisa e a divulgação de trabalhos desenvolvidos.
 Integrando professoras do curso de Letras, bibliotecárias e discentes da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, junto a colaboradores da comunidade externa, professoras da rede pública e egressos da UNIPAMPA, o Programa articula-se em três eixos: o da formação de leitores na comunidade, o da qualificação de professores da rede pública e particular para atuarem na formação de leitores e, o da capacitação de profissionais que atuam em salas de leitura e bibliotecas. Trabalho que, pretendemos, nos subsidie para criar uma linha de pesquisa acerca do ensino de leitura.

No que se refere ao Programa de extensão, metodologicamente, cada coordenador propôs seu projeto ou ação em um dos eixos do programa. Todos também serão expostos no blog. O desenvolvimento das ações ocorre de modo paralelo e autônomo, mas para garantir a organicidade que fundamentou a construção do Programa em torno de um princípio comum - a formação de leitores - as reuniões dos coordenadores e demais envolvidos estão planejadas para se realizarem cada três meses, a fim de avaliarmos e planejarmos conjuntamente as ações de cada projeto bem como suas inter-relações.



A foto registra uma das reuniões de integrantes do programa, ocorrida na biblioteca da UNIPAMPA em 30 de março e conta com as professoras Ida Marins e Cátia Goulart, as bibliotecárias Tatiane M. de Oliveira e Carina M. Milano, bem como com a presença do professor convidado Victor J. Schneider que está iniciando junto à rede municipal um projeto de produção de materiais didáticos. 
Abril, 2017  

Comentários

Postagens mais visitadas