Relato: Renan Cardozo Gomes da Silva e Otavio Botelho Rosa (2014) Orientadora: Profa. Dra. Ida Maria Marins

O Programa criado pelo Governo Federal Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constituindo-se como uma tática do Ministério da Educação para induzir e ampliar a jornada escolar e a organização curricular em uma perspectiva de Educação Integral (Brasil, 2009). Atuando nas escolas públicas, estaduais e municipais, o programa objetiva atingir os macros campos da educação deixando a cargo da escola a escolha das oficinas que serão ministradas durante o ano letivo, assim, em parceria com as secretarias de educação faz-se uma seleção de oficineiros para desenvolver o trabalho com os alunos. Os alunos são divididos em dois grandes grupos, alunos que estudam à tarde participam pela manhã e os que estudam pela manhã participam à tarde, deixando a cargo da escola a separação e ordem para o acontecimento das oficinas.
Nosso estágio vinculou-se ao projeto “Experiências de Leitura/escrita: a formação de leitores/escritores”, desenvolvido na UNIPAMPA/ campus Jaguarão desde 2010, cujo foco principal é o de despertar o prazer pela leitura e escrita em crianças e jovens. Aqui, objetivamos refletir sobre questões metodológicas relativas a nossas práticas de estágio desenvolvidas no Programa Mais Educação, acima explicitado, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Corrêa Ribas, localizada no bairro Vencato. Sendo assim, buscamos, através das nossas práticas, resgatar aspectos da cultura jaguarense através de contos, lendas e histórias da nossa cidade, visto que antigamente essas histórias faziam parte do dia a dia das pessoas e hoje em dia estão morrendo devido à globalização.
Nosso planejamento visou o incentivo à leitura e à escrita por meio de práticas de letramento literário, de modo a fomentar a construção estética de sentidos (Cosson, 2011). Partimos da constatação de que estamos em uma região de fronteira Jaguarão – BR/Rio Branco – UY e que, muitas vezes, a nossa cultura se mescla com a uruguaia através de artefatos como contos, músicas e vídeos. Dessa maneira, pedagogicamente, concordamos com Santos (2010), para quem a cultura é imanentemente interação, e a diversidade é ponto culminante destas relações em uma sociedade multicultural em que costumes e tradições, geralmente, são compartilhados.

Renan Cardozo

(O presente relato integra o Relatório de Estágio produzido pelo autor, apresentado ao curso de Letras, Português e Espanhol da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, em oportunidade do componente curricular Estágio Curricular III (estágio de docência em ensino de língua portuguesa e literatura. Direitos de reprodução cedidos pelo autor)

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