Relato: Rocheli Regina Predebon Silveira e Hohanne Vilela dos Santos (2014) Orientadora: Profa. Dra. Ida Maria Marins.
Inicialmente, temos,
aqui, por objetivo relatar e refletir sobre nossas práticas docentes relativas
ao Estágio em Língua Portuguesa e Literatura, realizadas na escola E. M. E. F.
General Antônio de Sampaio. A escola se situa no corredor das tropas na cidade
de Jaguarão. Localizada em um bairro de baixa renda, a pequena escola
municipal, oferece aulas a partir da educação infantil ao ensino fundamental
completo.
O trabalhado foi
realizado com um grupo de alunos participantes do projeto Mais Educação, na oficina de letramento. Esses alunos tinham idade
entre 11 a 14 anos e frequentavam, entre o 5° ao 7° ano do ensino
fundamental. As aulas foram realizadas
na sala de informática da escola, salvo alguns dias que aconteceram em uma sala
de recreação, no período de setembro a dezembro, normalmente, nas segundas e
quintas-feiras. Algumas aulas, também, ocorreram em quartas-feiras.
O estágio curricular
docente em língua portuguesa e literatura foi vinculado ao Projeto de extensão experiências de leitura/escrita: a formação de
leitores/escritores. O projeto tem como principal objetivo a formação de
leitores e escritores competentes em práticas extensionistas. Objetivo que vai
de encontro com a proposta das estagiárias, por isso o vínculo.
A importância do estágio
em docência dá-se, primeiramente, pelo aprendizado que os estagiários adquirem
na prática. Não apenas pelo fato de poderem estar exercendo a profissão, mas
também, por poderem ter contato com a realidade escolar. Realidade esta muito
diferente da que nos deparamos nas teorias, realidades que não nos são
ensinadas, mas que, temos de enfrentar. Além disso, com o estágio, temos a
oportunidade de colocar em prática as teorias que vimos até então, inclusive
ver as que funcionam ou não, ou a que melhor nos identificamos. E, com isso,
contribuir com a escola e com os alunos.
As aulas que ministramos foram planejadas em conjunto por nós, duas
estagiárias envolvidas no estágio docente. Como o gênero conto havia sido
escolhido para a realização do trabalho com os alunos, as docentes decidiram
pelos contos: Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Branca de Neve e Barba Azul.
Disso, passaram a procurar atividades que pudessem ser adaptadas para as aulas.
Porém, encontraram muita dificuldade nessa busca, já que os contos de fadas, na
sua maioria, eram trabalhados apenas com a educação infantil. Devido a isso,
todas as atividades realizadas tiveram que ser criadas por nós.
Montávamos os planos de aula conforme o conto que iríamos trabalhar.
Dessa forma, pensávamos todos os planos de aula referente ao conto Branca de Neve, por exemplo. Enquanto
aplicávamos esses planos, que eram realizados por mais ou menos duas semanas,
montávamos os planos do outro conto que iríamos trabalhar em seguida e, assim,
sucessivamente. Para a criação das atividades, compartilhávamos as ideias uma
com a outra, para então sugerir alguma mudança, acrescentar algo ou até mesmo,
vetar a proposta por não haver como realizar ou outro motivo.
O Estágio em Língua Portuguesa e Literatura teve como objetivo, a
formação de leitores e escritores proficientes. Através do gênero textual contos
de fadas as estagiárias buscaram desenvolver, nos alunos, desde habilidades de
leitura e escrita até habilidade de interpretação que perpassam os vários
discursos dos contos de fadas.
Rocheli Silveira
(O presente relato
integra o Relatório de Estágio produzido pela autora, apresentado ao curso de
Letras, Português e Espanhol da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão,
em oportunidade do componente curricular Estágio Curricular III (estágio de
docência em ensino de língua portuguesa e literatura. Direitos de reprodução
cedidos pela autora)
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