Experiências de leitura, a formação do leitor: Roda de leitura Clube 24 de Agosto.
O Programa Experiências
de leitura, a formação do leitor, sob coordenação da professora Cátia Goulart,
articula-se em três eixos: na formação de leitores na
comunidade, na qualificação de professores da rede pública e na capacitação de
profissionais que atuam em salas de leitura e bibliotecas. As ações
isoladamente tiveram início em 2010 e reedições nos anos de 2011, 2013, 2014 e
2015 como projetos de extensão. Neste
ano de 2017 foram desenvolvidas, por discentes, duas ações vinculadas ao
primeiro eixo, qual seja o de atuar na formação de jovens leitores na
comunidade: uma na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Marechal Castelo Branco e outra em espaço não escolar. Aqui
relatamos o “Projeto Roda de Leitura
Clube 24 de Agosto”, um trabalho que, em parceria com esse ponto de cultura
cuja trajetória histórica o situa como um marco de resistência negra em
Jaguarão, surge da experiência da bolsista ministrante. Larissa Martins, com
base em sua área de formação, licenciatura em história, e orientada por princípios
do Programa passa a atuar na formação de leitores. Articulamos assim dois objetivos: fomentar
entre os jovens o gosto pela leitura de textos ficcionais e despertar interesse
pelas memórias e história da população negra de Jaguarão. Com esses propósitos o
projeto mobilizou a leitura de uma seleção de narrativas de memória –
biografias em HQ, autobiografias ficcionais, relatos de viagem - cujas
personagens e/ou autorias são negras. A partir dessas leituras, de pesquisas,
entrevistas com pessoas da comunidade e de oficinas de criação ficcional, em
sua etapa final, o projeto promoveu entre os jovens a criação coletiva de uma
história ficcional em torno do clube do clube.
AÇÕES REALIZADAS NOS ENCONTROS:
• AUTOBIOGRAFIA
FICCIONAL – leitura do livro A vida
do elefante Basílio, Èrico Veríssimo . Reflexão sobre a natureza ficcional
do texto e as marcas da autobiografia.
Contextualização do escritor.
• BIOGRAFIA
E HQ – Leitura do livro Morro da
favela , de André Diniz - Debate, a
partir dos conjunto de assuntos trazidos pela obra. O gênero biográfico em quadrinhos;
multiletramento ( linguagem verbal e visual /não verbal do texto). O narrador,
o escritor e a favela.
• LITERATURA
- Relato de Viagem – leitura do livro Bia na
África . Leitura do texto, leitura
de mapa de países africanos, em especial percurso da protagonista. Reflexão a
partir de conjunto de assuntos mobilizados pelo livro. Gênero relato de viagem,
blog e diários. Reflexão sobre as relações culturais entre Brasil e Angola.
• ENCONTRO
PASSEIO - reconhecimento da história local : 1.
caminhada por pontos históricos
de chegado dos negros escravizados do Porto à Praça do desembargue . Com
captação de imagens fotográficas; visita
à biblioteca pública, para
reconhecimento de ambientes de acervo na cidade e formas de associação.
• Oficina
de criação de histórias ficcionais, a partir de estratégias da Escrita Criativa
para criação de histórias que tenham
como espaço territórios negros da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSSÕES
Considerando
a importância da leitura e da criação de um pensamento crítico para a vida,
estimulamos os participantes a manterem uma roda de leitura, um ESPAÇO sem
hierarquias que SE DISTANCIE DE uma sala de aula tradicional. Assim, O
EXERCÍCIO DA leitura ENQUANTO TROCA DE SENTIRES E SABERES torna-se um ato
prazeroso.Considerando
a parceria com esse ponto de cultura - Clube 24 de agosto - a trajetória
histórica o situa como um marco de resistência negra na cidade de Jaguarão,
entendemos como uma ação significativa a ocupação desse espaço e a criação de
narrativas ficcionais com base na história local, pelas crianças e adolescentes. Com
o projeto, a partir da leitura de textos ficcionais, de pesquisas no acervo
fotográfico do clube , de entrevistas
com antigos sócios, bem como com exercícios metodológicos da Escrita Criativa os jovens criaram coletivamente
narrativas ficcionais que integraram o livro A Luta da rainha Eugênia.
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